Fique sabendo

Saiba como utilizar o LinkedIn da forma correta

11/02/2022

Engana-se quem pensa que o LinkedIn trata-se apenas de uma rede social onde é possível deixar um currículo e procurar vagas de emprego. Mais do que uma plataforma de contratação de pessoas, o espaço se tornou um local onde é possível construir uma reputação profissional online, com produção de conteúdos relevantes.

Para se ter ideia, na metade de 2021 a rede social bateu os 51 milhões de usuários no Brasil, contabilizando 130 novos usuários por minuto. Com as mudanças no comportamento do mercado e no formato de trabalho ao longo da pandemia, cada vez mais as pessoas têm procurado se apresentar ao mercado, mesmo trabalhando de casa.

Esse fenômeno abriu, mais do que nunca, espaço para o LinkedIn prosperar ainda mais e se tornar uma importante ferramenta de trabalho, da marca pessoal de cada um e, claro, da construção de uma rede de contatos sólida. Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o uso pessoal e corporativo do LinkedIn, além de conferir dicas incríveis sobre como se inserir neste espaço. Vamos lá?

>>> Leia também: 7 tendências para você contratar as pessoas certas em 2022.

Para quem é feito o LinkedIn?

Na plataforma, existem três formas de criar conteúdo e se relacionar com as pessoas: o perfil pessoal, as Companies Pages e as Showcases. Nós vamos explicar a você nos próximos parágrafos as diferenças de cada uma.

No perfil pessoal é onde uma pessoa física pode contar sobre a sua trajetória profissional. Nesta modalidade, além de cadastrar todas as experiências do seu currículo, também é possível compartilhar notícias que sejam relevantes e conteúdos que agreguem conhecimento às pessoas. Além disso, são super bem recebidos na plataforma relatos e experiências de vida, bem como artigos mais longos, que mostram o senso crítico do autor e conhecimento técnico sobre aquilo que escreve.

Já as Companies Pages são direcionadas exclusivamente para empresas e marcas. Nelas, é possível utilizar alguns recursos adicionais, como a análise de métricas das publicações e impulsionamento de conteúdos, conforme a estratégia de cada empresa. Da mesma forma, também é possível anunciar vagas de emprego, publicar e compartilhar conteúdos.

Há cada vez mais no LinkedIn um movimento das empresas para humanizarem suas marcas, mostrando quem são as pessoas por trás delas. Sendo assim, uma prática muito comum é fazer publicações falando sobre os colaboradores, por exemplo, ou ainda compartilhando artigos dos funcionários na página da empresa. Isso acontece principalmente porque resguarda os direitos dos autores, bem como reforça a humanização que comentamos anteriormente.

Diferente das páginas pessoais, as Companies Pages não podem publicar artigos longos. Então tem sido recorrente uma espécie de simbiose entre as publicações dos colaboradores, da empresa e vice-versa.

E por fim, as Showcases. Elas também são páginas comerciais, mas servem para organizar os conteúdos das empresas por áreas de interesse. Por exemplo, a Company Page do Google tem diversas showcases vinculadas à sua página principal. São produtos da própria marca, que tem suas próprias showcases dentro da plataforma, como o Youtube, Google Chrome, Google Ads e assim por diante. Dessa forma, os conteúdos ficam mais organizados e não bombardeiam todos os usuários com informações sobre as quais nem sempre têm interesse.

O que fazer e o que NÃO fazer no Linkedin

Seja você representante de uma empresa ou um profissional, sempre é bom tirar um tempinho na semana para fazer publicações e também interagir com as outras pessoas. Este tipo de engajamento ajuda a valorizar o currículo.

Lembre-se também que existem algumas regras de etiqueta na plataforma, como:

  • Não use seu LinkedIn como se fosse o seu Twitter, Facebook ou Instagram. Sendo assim, não poste vídeos engraçados ou piadas sem contexto.
  • Procure atualizar os seus conteúdos com parcimônia. Postar coisas demais pode passar uma imagem errada de você, principalmente no perfil pessoal.
  • Busque diversificar as suas publicações. Cuide para não falar apenas de você e acabar parecendo narcisista.
  • Utilize uma foto que condiz com o ambiente profissional. Fotos das férias e com copos de bebidas nem pensar!
  • Ao entrar em grupos, lembre-se de ler as regras e sempre respeitá-las.

Para se posicionar de forma bacana nas redes, indicamos também a leitura do artigo “O que é posicionamento de marca?”.

Resumindo…

Estar presente no LinkedIn tem sido cada vez mais importante para os profissionais e empresas consolidarem suas imagens no âmbito digital. Neste espaço é possível encontrar colaboradores com diferencial, construir uma reputação digital e também uma rede de contatos sólida. Ao criar sua conta, lembre-se de escolher qual o melhor tipo de perfil para você e utilizar todas as ferramentas disponíveis ao seu favor.

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Fale conosco