Fique sabendo

Rodrigo Cury fala sobre Inovação, Negócios e Carreira durante o Talks670

17/04/2024
Imagem ilustrativa com fotografia de um grupo de 40 pessoas e design: Talks670

Durante a celebração do nosso aniversário de 8 anos, a mais recente edição do Talks670 foi conduzida por Rodrigo Cury, especialista em inovação da Fruki Bebidas e Diretor de Design Estratégico na ApDesign. Ele, que é graduado em Design pela UFRGS e pós-graduado em Sustentabilidade & ESG pela FGV, falou sobre Inovação, Negócios e Carreira. A palestra foi realizada dia 16 de abril, reunindo oficineiros e a comunidade em nossa Sala Multiuso.

Inovação nos negócios e na vida

Ao longo do evento, os participantes puderam conhecer e exercitar outras perspectivas de como lidar com a inovação no mundo dos negócios, na vida profissional, mas também sobre uma perspectiva pessoal com relação à carreira. O objetivo foi entender como a bagagem intelectual e criativa pode impactar nessa visão de contribuição para um negócio em termos de inovação. “Foi uma conversa para todos e não necessariamente para as pessoas ligadas diretamente à inovação. Foi um papo aberto e didático, no sentido de ser acessível para quem tem interesse em ir pelo novo, por se provocar, por sair da zona de conforto”, diz.

Imagem ilustrativa com fotografia de um grupo de 40 pessoas sentadas em um auditório e design: Talks670

Cury ressaltou em sua fala alguns diferentes tipos de inovação:

Inovação ambidestra

A ambidestria basicamente entende duas dimensões de futuros, então, existe uma situação inicial e a pessoa se prepara para uma situação de futuro.

Inovação adaptável

Ela basicamente entende que a pessoa parte do presente de uma situação que é muito mais provocativa na externa do que prospectiva.

Inovação multidimensional

Entende que existem diversos futuros possíveis e que esses futuros têm uma infinidade de possibilidades, tanto lógicas quanto aleatórias.

Outro tema do encontro foram as diferentes visões no mercado de trabalho atual. “Pela primeira vez, temos uma quantidade grande de gerações interagindo no mesmo ambiente de trabalho. Ele é digital e físico e agora tem metaversos, criptomoedas, entendimentos diferentes em relação à tecnologia. Como lidamos com isso? Já que hoje nosso presente é hiperconectado e hiper-recursivo. Muitas situações coexistem”, reflete.

Ele também falou sobre sua trajetória profissional, empreendendo durante oito anos e realizando projetos de ecoinovação para marcas como Uber, FedEx, 3Corações, entre outras. “Utilizei ganchos para desenrolar um Storytelling com base na minha experiência, sem pretensão de levar conhecimento teórico e acadêmico. Foi uma conversa”, pontua.

Imagem ilustrativa com fotografia de um grupo de 40 pessoas em um auditório e design: Talks670

Critérios ESG e o Marketing Verde

Outro debate interessante que ocorreu na Talks670 foi de como a sustentabilidade e o Marketing Verde podem mudar a maneira como as empresas se comunicam com seus públicos. Especialista em ESG, com experiências em grandes marcas, Rodrigo Cury percebeu que em todas essas vivências, as empresas já realizavam muita coisa com outros nomes, com uma outra nomenclatura, como por exemplo Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Ações para Impacto Positivo. “Então,  boa parte do trabalho foi entender essa terminologia do ESG, esses critérios, esse framework e aí de acordo com cada estratégia de empresa e no ambiente no qual ela estava inserida. São critérios fundamentais, não tem como voltar atrás”, analisa.

Portanto, ele acredita que a forma como as empresas se comunicam pode mudar a partir do entendimento de que não precisa ser perfeito para falar sobre Impacto Positivo ou Sustentabilidade. “Não precisa falar de todos os temas porque nem todos são referentes ao seu negócio. Mas já passamos por essa fase de que só falava sobre Sustentabilidade quem era um exemplo, pois é uma pauta que todos deveriam discutir, diz.

De forma prática, a dica para se inserir como uma empresa ESG, segundo Cury, é colocar dentro da estratégia da empresa indicadores de Sustentabilidade. “Por exemplo, ao falar de mudanças climáticas, temos a economia circular, a economia da regeneração, redução do consumo e uso de energias renováveis. Todo o negócio pode pensar sobre isso”, salienta. Além disso, de acordo com Cury, entender verdadeiramente sobre o assunto é fundamental para que algumas “soluções” não se tornem verdadeiros problemas ambientais, amplificando custos, riscos e gerando impactos ambientais.

Com todas essas temáticas e o conhecimento do profissional, essa edição do Talk670 foi realizada com sucesso, desta vez marcando as comemorações do nosso aniversário de oito anos. Se você gostou da palestra ou dos conteúdos abordados neste artigo, sugerimos acompanhar o trabalho de Rodrigo Cury através de seu LinkedIn clicando aqui.

Imagem ilustrativa com fotografia de um grupo de 40 pessoas no auditório e do coquetel servido na Talks670

Leia também: Coworking e Startups: amplie horizontes e reduza riscos financeiros

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!