Fique sabendo

A potência das Micro, Pequenas e Médias Empresas no Brasil 

27/06/2022
A potência das micro, pequenas e média empresas no Brasil

Olhar isoladamente para uma pequena empresa, o seu lucro e o número de empregos gerados por ela, pode esconder um grandioso cenário de oportunidades. Em outras palavras, juntas, as Micro, Pequenas e Médias Empresas se mostram uma potência. Elas hoje são responsáveis pela geração de 55% dos empregos brasileiros, segundo dados do Ministério da Economia.

Desde 2017, o país passou a comemorar, no mês de junho, o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Essa data foi fixada no Brasil para homenagear esses negócios, que respondem por nada menos do que 30% do PIB nacional. E, claro, aqui no Oficina670, a presença delas é o que torna o espaço tão próspero e plural.

Presença dos pequenos empreendedores no Brasil

Depois de conhecer os dados da introdução deste artigo, você já deve imaginar que o Brasil concentra uma grande massa de empreendedores, totalizando mais de 19 milhões de empresas ativas. Para se ter ideia, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, mostrou que, em geral, as pessoas abrem os seus próprios negócios em busca de independência financeira e, claro, criar um impacto positivo no mundo, o que realmente se enxerga muito no trabalho dos nossos oficineiros.

Segundo dados do Sebrae, ao longo de 2021 foram abertos mais de 3,9 milhões de empreendimentos. Em resumo, isso significa um aumento de 19,8% se compararmos com os índices de 2020. Por outro lado, é possível facilmente deduzir que o empreendedorismo nem sempre vem como opção, mas também de forma compulsória, dado o aumento do desemprego no país.

Ainda assim, abrir o próprio negócio tem gerado muitas oportunidades para quem se aventurou na área. Isso porque as drásticas mudanças no mercado e no comportamento de consumo das pessoas abriu brechas para o surgimento de serviços e produtos. Estes, por sua vez, agora mais personalizados, levam ainda mais qualidade aos consumidores.

Empreender, em geral, é um sonho brasileiro

De acordo com a última pesquisa anual do Sebrae, a GEM, abrir o próprio negócio é um dos quatro maiores desejos da população brasileira, junto com ter casa e carro próprios e viajar mais. Nesse sentido, o estudo também constatou que hoje 38% da população já realiza algum tipo de atividade empreendedora, desde prestação de serviços a empresas maiores (via MEI), até criação de novos negócios.

Em resumo, o empreendedorismo geralmente está acompanhado da realização de sonhos, como vemos nitidamente entre as empresas que se estabelecem aqui no Oficina670 Coworking. Neste espaço, onde dividem mais do que um local de trabalho, os nossos oficineiros fazem parcerias, discutem ideias e trazem novas soluções para o mundo. Sendo assim, nos cabe neste importante dia, homenageá-los, já que nos inspiram fazendo todos os dias!

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!