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Planejamento financeiro em tempos de crise: o coworking pode ser seu aliado

31/05/2024
Card com design e texto: plano365 - Planejamento financeiro em tempos de crise: como um coworking pode beneficiar a sua marca

Em tempos incertos de crise, como o momento vivido no Rio Grande do Sul devido às enchentes, o planejamento financeiro é ainda mais importante. Foi pensando nisso que lançamos em maio de 2024 o Plano365, com a opção de contratação anual para quem quer contar com uma estação exclusiva ou sala privativa no nosso espaço. Esse plano foi pensado para todos que fazem parte do ecossistema do Oficina670 e querem aproveitar o coworking por mais tempo, com mais estabilidade.

A 4biznis, por exemplo, é uma empresa que decidiu aproveitar o Plano365 e, claro, nós convidamos seu fundador, Cristiano Rempel, para falar sobre o assunto. Ele, que é mestre em Controle de Gestão e desenvolve trabalhos na área de consultoria empresarial e Business Intelligence, auxilia empresas transformando os dados em informações concretas para tomadas de decisões mais assertivas.

Card com foto de um homem e texto: "Importante, neste momento,o empreendedor, empresário e/ou gestor analisar a real situação da sua empresa e ambiente comercial, buscando os recursos que melhor se aplicam ao cennário atual." Cristiano Rempel - Planejamento financeiro em tempos de crise: como um coworking pode beneficiar a sua marca

Segundo ele, sua empresa optou pelo Plano365 para reduzir seus custos anuais (confira como aqui), diminuindo também a necessidade recorrente de manutenção da parceria com o Oficina670 Coworking, que já completa 5 anos. “Todos ganham, pois também garantimos a utilização do espaço por, no mínimo, um ciclo”, destaca.

Essa decisão se deve principalmente pelas perspectivas claras de continuidade do negócio, ratificadas pelos clientes atendidos e projeções do Fluxo de Caixa. “Neste sentido mantemos uma organização e gestão financeira consistente, com registros diários de todos os pagamentos e recebimentos, projeções e orçamentos”, ressalta.

Já que o momento é delicado para os gaúchos, o empresário compartilhou conosco algumas medidas e ações que toda empresa pode tomar para auxiliar na continuidade, fortalecimento e gestão financeira dos seus negócios, principalmente àquelas atingidas pelas enchentes. Confira:

Gestão de estoques perdidos

Perdas físicas decorrentes da enchente (inclusive bens e documentos) devem ser detalhadas via registro BO online e, posteriormente, junto à Defesa Civil. É uma das garantias perante o Fisco, por exemplo, para dispensa do estorno dos créditos de ICMS referente à baixa desses itens.

Renegocie com fornecedores

Além de se prevenir na gestão de estoques, você também pode contatar fornecedores para renegociar e postergar prazos de pagamento, principalmente para aquelas empresas parceiras que não foram atingidas diretamente.

Converse com seus clientes

Outro ponto importante é ser transparente com seus clientes. Por isso, uma sugestão é que você converse com cada um deles para renegociar prazos de entrega e/ou recebimento, caso o seu ciclo econômico ou financeiro tenha sido afetado.

Confira flexibilizações tributárias

Para dar fôlego ao caixa da sua empresa, uma boa opção também é utilizar da prorrogação de impostos já divulgados pelos Governos Federal e Estadual. No entanto, lembre-se de provisionar e resguardar para o novo vencimento. Também acompanhe todas as demais variáveis, ficando vigilante sobre o Fluxo de Caixa, fazendo atualizações diárias.

Bens do ativo imobilizado

Outra opção é utilizar a isenção de impostos na aquisição ou reposição de bens do ativo imobilizado (consulte seu contador). Aproveite os benefícios fiscais do Governo, a exemplo do Fundopem/RS, que na última enchente permitiu incluir nos projetos aquisições retroativas.

Empréstimos/Financiamentos

Junto a todas as opções acima, saiba que este é o momento ideal para renegociar seus empréstimos e financiamentos. Isso porque as instituições financeiras, junto ao governo, facilitam o acesso a créditos em condições especiais. Durante a calamidade, é costumeiro que alguns bancos aumentem a carência dos pagamentos, isentem tarifas e suspendam ações de cobrança e negativação.

Para aqueles que pretendem fazer novos investimentos, repondo maquinário, reconstruindo suas sedes ou mesmo visando crescer nestes momentos de crise, existem linhas de crédito muito interessantes, como FINEP e BNDES, com taxas muito atrativas.

Medidas para a Pessoa Física

De acordo com Rempel, como toda empresa é feita de pessoas, também é possível instruir suas equipes sobre os direitos e possibilidades que têm neste período de catástrofe, conforme segue:

Saque FGTS: aos trabalhadores com saldo disponível em suas contas do fundo de garantia, solicitar o saque calamidade, que inclusive dispensa a obrigatoriedade do intervalo de 12 meses entre saques. 

INSS: antecipação do pagamento para beneficiários que moram em cidades atingidas e que o município decretou estado de calamidade, sendo descontado em 36 parcelas sem juros.

Outros: verificar antecipações de pagamento liberados pelo governo, a exemplo do abono salarial, seguro-desemprego, bolsas e auxílios. Se você desejar, também pode aproveitar o momento para doar ao Estado do RS, sem gastar um centavo, a partir da declaração do seu Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

“É importante, neste momento, o empreendedor, empresário e/ou gestor analisar a real situação da sua empresa e ambiente comercial, buscando os recursos que melhor se aplicam ao cenário atual”, indica.

Cristiano Rempel, fundador da 4Bizniz

Segundo Rempel, solicitar ajuda, fechar parcerias e consultorias, também buscando um ponto de vista externo, auxilia em uma recuperação mais rápida e estratégica. E uma dessas parcerias, pode ser levar as operações do seu negócio para o Oficina670. Entre em contato e conheça o nosso espaço.

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