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Pandemia acelera migração de negócios para o digital

06/08/2020
Foto por William Iven no Unsplash

Desde que o isolamento social iniciou, uma coisa ficou ainda mais clara: não conseguimos mais fazer muita coisa sem a internet.

E isso inclui nossos processos de compra.

Como comprar fisicamente de uma loja que está fechada devido à quarentena?

Como vender fisicamente se é preciso manter distanciamento social e, por consequência, as pessoas não vêm à minha loja?

Com as pessoas forçadas a ficar dentro de casa, o consumo de internet aumentou em cerca de 20% em todo o país, que por sua vez abriu uma demanda ainda maior de consumo.

E muitas empresas, que antes não viam urgência na migração para a internet, foram forçadas a unir o útil (internet) ao necessário (vender) e se reinventaram, criando facilidades para as pessoas comprarem seus produtos sem saírem de casa.

E foi aí que o marketing digital se tornou um importante aliado durante a pandemia.

Marcar presença onde a audiência está é fundamental para os negócios sobreviverem à crise. 

E nada melhor do que fazer isso com estratégia, de forma a otimizar o custo gasto com campanhas (já que o dinheiro tem que ser calculado com ainda mais cuidado, visto que não se sabe o dia de amanhã) e obter melhores resultados com audiências realmente interessadas no seu produto. 

Investir em marketing digital não diz respeito somente às vendas. Diz respeito a poder conversar com seu cliente, que também está sofrendo com distanciamento social, imposições restritivas e tantos outros problemas.

Dou um exemplo: se você é um médico psiquiatra, por que não utilizar o marketing digital para resolver as dores do seu cliente? Converse com ele sobre as dificuldades que a pandemia trouxe, sobre diversos transtornos mentais que podem surgir com o isolamento, sobre a necessidade de se manter saudável – inclusive mentalmente – e aí sim ofereça o seu produto como forma de ajuda-lo a resolver seus problemas, e não como um produto, apenas.

Com a pandemia, estamos nos tornando mais atentos às necessidades dos outros. Estamos nos tornando mais humanos. Estamos mais sensíveis, mais amorosos, mais aptos a receber boas histórias e compartilhá-las.

E esse será (e já está sendo) o novo cenário do marketing digital.

As redes sociais são como porta-vozes da sua empresa, nas quais você poderá mostrar toda a humanização que existe por trás do seu produto. Por isso, compartilhe mais informações sobre a empresa, mostre histórias diárias de vida, de superação através do produto oferecido, compartilhe dicas que resolvam as dores do seu cliente. 

Essas atitudes farão com que sua marca seja lembrada na mente de quem acessa seu conteúdo, e sabemos que, em cidades menores como a nossa, o melhor marketing ainda é o boca a boca.

Resumindo essa parte: entender que a presença on-line vai além da venda é fundamental para não soar oportunista nesse momento.

É de suma importância que as empresas, ao migrarem para o mundo digital, percebam isso!

Dou outro exemplo: uma imobiliária precisa estar ciente que ela não está vendendo somente o aluguel ou uma casa ou apartamento. Ela vende o morar, a família, o conforto, o bem-estar. E é essa a mudança de mindset que as marcas precisam ter. Entrar nesse ramo pensando apenas em vender é um tiro no pé.

E o mindset da humanização veio para ficar. Ponto. A partir de agora, venderá mais aquele que contar a melhor história, que se mantiver mais fiel ao seu público e aos seus princípios.

Também é inegável que o vendedor que estiver começando agora no mundo digital pode acabar levando um baile dos concorrentes que já migraram há algum tempo para a venda online. 

Porém, isso não é motivo de desânimo! 

A internet é um espaço infinito, que permite lugar para todos. É só saber unir os conhecimentos certos sobre quem é o seu cliente (persona), quais suas dores e dificuldades, quais os produtos que mais vendem e contar grandes histórias que seu caminho se tornará bem mais fácil.

Repito: não adianta entrar na onda se você não está preparado para surfar!

Por fim, esteja preparado, se cerque de bons profissionais para ajudá-lo nesta jornada, tenha PACIÊNCIA (nada no mundo digital vinga da noite para o dia) e prometo que seu caminho neste novo desafio será muito promissor! 

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