Para quem está apreensivo com tantas notícias assustadoras sobre a disseminação do Covid-19, vírus de origem chinesa que se alastrou por mais de 100 países, este texto foi escrito para tranquilizá-lo. A vida vai continuar. Você continuará pagando suas contas e impostos.
Entenda: estamos falando de um vírus, semelhante a uma gripe forte. E assim como as conhecidas, essa doença se espalha em regiões de maior frio. Não por acaso, o hemisfério norte concentra 99% dos infectados.
Mas… ocorreram fatalidades. Sim, isso sempre preocupa. O que a mídia tenta deixar em segundo plano é que outras doenças são muito mais mortais. No Brasil, a paranóia já toma conta de conversas de bar, café da manhã, jantares, reuniões. E esquecem do combate à dengue. Só pra dar um exemplo.
Então… o que de verdade mudará na nossa rotina? Salvo um ou outro cancelamento de compromissos, viagens, aumento de preços no supermercado devido à alta do câmbio, praticamente mais nada. Apenas as pessoas de mais idade precisam de cuidados adicionais, pois possuem menos imunidade. E mesmo que contraiam o coronavírus, a chance de recuperação é muito boa. Pelo menos é isso que os infectologistas entrevistados falam. Eles só não estão ganhando os mesmos destaques do que as draconianas medidas de segurança impostas na China e na Italia.
A vida vai continuar, amigos! A grave crise nos mercados internacionais já era esperada por muitos analistas. O vírus foi somente a desculpa que faltava.