Ao longo dos últimos dois anos a vida das pessoas e sua relação com as marcas tem se transformado de forma rápida e constante. Por isso, para posicionar a sua empresa para esta nova dinâmica de consumo, é preciso compreender a fundo quais foram essas mudanças. Do mesmo modo, também é necessário entender o que motiva (ou desmotiva) o seu público a comprar de você.
Um estudo realizado pela Morama Branding entre abril e maio de 2021, entrevistou consumidores de diversas idades do Vale do Taquari. O objetivo foi compreender o que, de fato, mudou nas formas de pensar, decidir e consumir. Com base nesses dados, foi possível reunir em um documento quais são as tendências de comportamento nesta nova fase mercadológica, no estudo “Marcas & Relevância: Um olhar em profundidade para o consumidor do Vale do Taquari”.
Neste artigo, você vai encontrar um panorama das principais forças, fraquezas e oportunidades no mercado de consumo desta região. Além disso, poderá conferir dicas de como utilizá-las a favor da sua marca para construir uma excelente estratégia para 2022.
Efeito elástico
No decorrer da pandemia, naturalmente a dinâmica de consumo se transformou. Os barzinhos abriram lugar para a sala de casa, o turismo voltou seu olhar para passeios locais – que podem ser feitos de carro – e os setores da moda e beleza voltaram ao trabalho com outra realidade à porta: mais conforto e simplicidade.
De qualquer forma, a tendência é que os setores mais afetados protagonizem o chamado “Efeito elástico”. Ou seja, voltam a expandir com força total depois do longo recesso. No entanto, o estudo ressalta que o consumidor agora está diferente, o que você vai compreender melhor nos tópicos a seguir.
Mudanças que permanecem
Saúde, qualidade de vida e bem-estar se fortaleceram e a tendência é que assim permaneçam por algum tempo. Para exemplificar, a Morama trouxe no estudo as palavras de uma consumidora de 36 anos. “Passei a ser mais exigente com a qualidade do produto, tanto em alimentação como em vestuário. A pandemia fez a gente se autoconhecer, busco produtos que tragam mais facilidade e qualidade de vida.”
Nesse sentido, vale a pena você refletir sobre quais mudanças precisou fazer ao longo deste percurso. A partir disso, procure compreender se elas precisam ser mantidas ou, então, melhoradas. Tem mudanças que vieram para ficar, sejam elas uma nova cultura organizacional, produtos diferenciados, meios de venda ou forma de se relacionar – tópico importantíssimo, que será abordado logo abaixo.
Quais oportunidades essas mudanças trouxeram?
Conexão é a palavra que você precisa ter em mente em 2022. A pandemia exigiu do mercado que modificasse a sua forma de se conectar com as pessoas. Em outras palavras, o momento delicado levou as marcas a pensarem tanto na linguagem utilizada, quanto onde estaria disponível para estabelecer essa conexão com o seu público.
Em resumo, o estudo da Morama trouxe muito forte a atenção à forma como as marcas se relacionam com os públicos. A partir de agora, as relações de sucesso contêm mais significados entre empresas e clientes, compreendendo como cada um sente, reage e se comporta à nova realidade. Logo, depois de tanto distanciamento, o contato próximo, atento, assertivo e caloroso tende a trazer mais retorno.
Compras locais X Compras online
Como competir com o mercado online? Esta é uma das indagações mais frequentes do comércio de lojas físicas do Vale do Taquari. Com produtos tão semelhantes e preços tão competitivos, conquistar uma venda tem sido cada vez mais desafiador. Pensando nisso, o estudo leva você a compreender quais os pontos que aproximam e quais afastam os clientes da sua marca.
O que temos de bom?
O senso de coletividade da nossa região ainda perdura como um ponto importante na hora da compra. Também chamada de “bairrismo”, a escolha de consumir localmente desenvolve um senso de colaboração e pertencimento. Ou seja, se estabelecem relações reais entre as pessoas e marcas, o que aproxima diversos compradores do seu negócio.
Então o que precisamos melhorar?
Por outro lado, as falhas no atendimento têm afastado certos perfis de clientes. Tenha em mente que as pessoas que frequentam lojas físicas buscam não apenas o produto, mas uma boa experiência de compra. Treine a sua equipe para que saiba apresentar os produtos e o conceito da sua marca em seus atendimentos.
Ainda assim, existem muitas oportunidades neste embate entre físico e online. Para se ter uma ideia, este é um ponto discutido no mundo todo. De acordo com o relatório Varejo Adyen (2021), 71% dos consumidores afirmaram que comprarão mais de negócios locais porque querem que os mesmos permaneçam abertos.
Com isso em mente, este é o momento de agir e cativar as pessoas. Providencie que sua marca proporcione experiências, com uma relação mais íntima e conversa de longo prazo. Se você der valor à sua comunidade, ela irá retribuir. Veja a seguir os seis pontos de destaque para você construir sua estratégia para 2022.
1 – Dê atenção ao físico e ao digital
Antes de comprar, as pessoas pesquisam tudo na internet. Então esteja presente no online e incentive decisões de compra a qualquer horário. Do mesmo modo, deixe disponível as informações mais relevantes sobre produtos e serviços que você oferece.
2 – Decisão de compra = produtos + propósitos
Com tanta concorrência, 61% das decisões de compra são baseadas não no preço, mas nos valores das empresas. Este é um dado de 2021, da renomada pesquisa de mercado, da EY Future Consumer Index.
3 – Informações acessíveis o tempo todo
Esteja presente enquanto o consumidor busca o que deseja, e não somente na hora da compra. Afinal, é nos momentos de descanso, fora do horário comercial, que essas decisões geralmente ocorrem.
4 – Atendimento qualificado e flexível
Adote práticas para facilitar a vida de cada cliente, seja na forma de pagamento ou entrega do produto. Ouça o que as pessoas precisam e busque se conectar a elas oferecendo atendimento mais personalizado e flexível.
5 – Dê atenção aos comentários e avaliações online
Os comentários e avaliações online são a nova roupa da boa e velha “indicação boca a boca”. Nada vende mais do que o depoimento positivo de um cliente satisfeito. De olho nisso, proporcione espaços para seus clientes falarem.
6 – Posicione-se para agir
Encontre meios de demonstrar como a sua marca pensa e crie ações para comunicar isso ao seu público. Por exemplo, a sua marca é inclusiva? Comunique!
Hora de fazer planos!
Bom, com este artigo baseado no estudo realizado pela Morama, você pôde compreender melhor quais foram as mudanças que ocorreram na relação entre marcas e pessoas do Vale do Taquari. Você viu que os setores mais afetados pela pandemia tendem a voltar a crescer, como em um efeito de elástico.
Além disso, conferiu que a proximidade e a conexão humana podem ser um caminho de sucesso para as marcas em 2022. Do mesmo modo, o estudo mostrou a você que existe muito espaço e competitividade para o consumo local, desde que se trabalhe na melhoria do atendimento e experiência das pessoas nas lojas locais.
Por fim, resumimos para você as seis dicas principais para traçar a estratégia da sua marca para o próximo ano. Agora você já está pronto para traçar seus objetivos para iniciar o ano ainda mais próximo e conectado aos seus clientes!
Então para 2022, inspire fazendo! Tudo mudou, muitos desafios estão por vir e a sua maneira única de superá-los é o que levará você e sua marca a ao próximo nível neste próximo ano. Vem com a gente?
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