Fique sabendo

Mulheres empreendedoras: uma realidade em crescimento

18/11/2022
Card com texto: Mulheres de negócios no Oficina670!

Quando se fala em empreendedorismo, o imaginário popular em geral ainda pensa automaticamente nos grandes empresários. No entanto, segundo levantamento de 2021 do Sebrae, as mulheres lideram 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil. Isso significa que cerca da metade dos negócios no país são comandados pela força feminina que, em geral, se concentra nos micro e pequenos negócios.

De olho nessa realidade, no mês de novembro o mundo comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas. Concebida e deliberada pela ONU Mulheres, a data visa celebrar e incentivar o protagonismo feminino à frente dos pequenos negócios. Em resumo, a organização reúne mais de 150 países para prestar apoio a este público contra as desigualdades de renda e igualdade de oportunidades no mundo corporativo.

Aqui no Oficina670 Coworking, é um orgulho termos em nossa comunidade diversas empreendedoras inspiradoras. Muitas delas nós já apresentamos por aqui no ano passado. Você pode conhecê-las clicando aqui. E em 2022 chegaram por aqui novos talentos que queremos apresentar a você. Vamos lá?

Imagem com texto: "“Empreender é ter coragem, resiliência e muita paciência. É se reinventar, se entregar de cabeça e coração a um sonho a ser realizado diariamente com amor, garra e integridade”, Bruna Sebben."

Uma profissional que se reinventou

Cheia de talento e bom gosto, a Bruna Sebben se uniu à nossa comunidade em 2022. Empreendedora nata, ela é proprietária da Helenitta Decor, uma empresa que atua na venda de produtos artesanais para quem trabalha no ramo gastronômico. Para ela, o tino para os negócios vem de berço. Isso porque cresceu vendo o seu pai vender e negociar jóias e, sua mãe, batalhar muito para se tornar psicanalista. “Hoje levo comigo as qualidades, ensinamentos e exemplo dos meus pais. Somando o que aprendi dos dois, me tornei a mulher que sou hoje.”

A trajetória da nossa oficineira, no entanto, fez algumas curvas até, finalmente, ela encontrar o seu propósito, sua linha de chegada. Em sua vida profissional, Bruna conta que se encontrou em um ramo totalmente diferente do que imaginava e, em fevereiro de 2021, decidiu se reinventar. “Sou apaixonada pelo natural, pelo rústico e pelo artesanal. Aos poucos fui indo (sem perceber) para a área gastronômica. Então hoje atendo Chefs de cozinha, profissionais que montam lindas mesas, pessoas apaixonadas pelo mundo gastronômico e pelo receber com afeto”, conta. A partir disso, montou o seu negócio.

Muito mais do que empresária, a nossa oficineira também desempenha o papel de mãe e esposa. “Isso torna ainda mais desafiador esse mundo do empreender e conquistar um lugar ao sol. Conciliar e dar conta desses dois papéis tão importantes é muitas vezes desgastante. Por isso, é necessário acreditar muito em si para conseguir dar o melhor e ter sucesso na vida pessoal e profissional.”

Card com texto: “Empreender não é só abrir uma empresa, ter o nosso negócio. É ter um olhar inovador, colocar as ideias em movimento e dar impulso a elas”, Ísis Fuhr.

Um olhar amplo para o mercado

Outra oficineira que chegou por aqui neste ano foi Ísis Fuhr, proprietária da Dsemini, uma agência que trabalha com redes sociais e estratégias de marca. Em sua jornada, a empreendedora nos contou que tem a honra de trabalhar com várias empresas, grande parte delas lideradas por mulheres. “No meu dia a dia eu vejo o quanto essa força, essa determinação feminina, esse olhar amplo do mercado faz com que o sonho aconteça de fato.”

Na percepção de Ísis, homens e mulheres têm formas diferentes de olhar os negócios, mas ambos querem as mesmas coisas: resultados. Percebendo essa diferença de visões, decidiu empreender depois de trabalhar em várias agências. “Eu percebia que os movimentos feitos poderiam ser diferentes, mais amplos. Via que muitas vezes se trabalhava as marcas de forma fragmentada, olhando apenas para a sua especialidade e isso acabava dificultando o resultado como um todo”, relembra. Por isso, decidiu abrir sua empresa e fazer diferente. E por aqui, claro, ela tem nos inspirado todos os dias!

Assim como a Ísis e a Bruna, o Oficina670 acredita que a união de ideias e vivências sempre será a melhor saída para soluções inovadoras. Esse é o espírito de comunidade sobre o qual tanto falamos por aqui! Então, nesta data especial, desejamos a todas as empreendedoras da região, nosso caloroso abraço! O olhar de vocês faz toda a diferença! Que surjam cada vez mais mulheres que inspiram fazendo. Parabéns!

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!