A VISÃO DA NOSSA COMUNIDADE SOBRE 2020
Sabemos o quanto 2020 foi desafiador, tanto a nível profissional, dos negócios, como no âmbito pessoal. Lidamos de forma intensa com incertezas e adversidades. Pessoas e negócios tiveram que se adaptar, testando sua capacidade de resiliência ao nível máximo. Para a nossa comunidade, lidar com problemas, superar obstáculos e resistir às pressões também foram práticas constantes neste ano que passou.
Para alguns negócios, muitas portas se fecharam, porém, outras, ainda melhores, se abriram – dificuldades também geraram oportunidades. A oferta de produtos e serviços teve que se adaptar às novas demandas e necessidades, assim como diversos processos passaram a rodar em novos formatos, essencialmente digitais. Outro movimento nítido foi a busca por novas fontes de renda e pela diversificação dos investimentos – depender de uma única via se tornara arriscado.
Se por um lado o home office possibilitou uma maior comodidade e proximidade com a família, por outro, trouxe dificuldades de concentração e baixo rendimento profissional. Foi preciso conciliar vida pessoal e profissional em um mesmo ambiente, entender e respeitar o tempo e o espaço de cada indivíduo. Para alguns membros da comunidade, trabalhar de casa se tornou improdutivo, para outros, permitiu olhar para o trabalho e para a forma de trabalhar de maneira mais leve. De todo modo, relacionamento, pertencimento e ambiente compartilhado passaram a ser ainda mais valorizados.
Diante desse contexto, nossa saúde mental também sofreu um grande baque. O momento exigiu capacidade emocional e discernimento para tentar entender e assimilar tudo o que estava acontecendo. O olhar para dentro e o cuidar de si foram mais que necessários. Exercitamos o autoconhecimento, refletimos sobre sentimentos, comportamentos e atitudes. Foi preciso clarificar dores e angústias, desapegar daquilo que não fazia mais sentido.
–
“Mudanças são necessárias e inevitáveis em nossas vidas, mudar não é sinônimo de perder. Sem metamorfose não haverá borboletas.”
MEMBRO COMUNIDADE OFICINA670
–
Para alguns, essa foi a oportunidade de buscar melhores hábitos, adotar uma dieta mais saudável ou começar a praticar atividades físicas regularmente. Além do autocuidado, tivemos que olhar para o lado. Atentamos – mesmo que de longe – para quem sempre esteve ao nosso lado. Quando a saudade bateu, buscamos encontros – mesmo que virtuais. Foi preciso conversar e dar atenção às pessoas.
2020 trouxe clareza para vermos a impermanência e a inconstância em que vivemos. Nos mostrou que a adaptabilidade é essencial para a vida seguir, como um todo. Mesmo que o caminho seja inconstante, cheio de curvas e obstáculos, aprendemos a se adaptar às impermanências, que estão e estarão ainda mais vivas em tudo o que fizermos daqui pra frente.
–
Este conteúdo foi desenvolvido de forma coletiva a partir das contribuições
dos membros da comunidade do Oficina670.