Se 2021 nos ensinou alguma coisa foi de que somos melhores quando trabalhamos em equipe. E isso se encaixa em diversas esferas da vida: pessoal, profissional, de saúde coletiva, entre muitas outras. Focando no universo do trabalho, no último ano as pessoas se viram mais propensas a buscar ajuda. Afinal, contratar outros profissionais significa ter mais olhares e perspectivas sobre os negócios. A partir disso, se chegou a outra etapa desafiadora que levanta uma grande questão: como contratar a pessoa certa? E é sobre isso que nós vamos falar neste artigo.
Aqui no Oficina670, um dos nossos oficineiros se viu nesta situação. O Cristiano Rosa, fundador da Virtum Visualizações 3D, comentou conosco em entrevista que mesmo com uma longa carreira em grandes estúdios de computação gráfica, precisou olhar para fora e contar com o apoio de profissionais especializados em determinadas áreas. “Não me considero especialista em nenhuma etapa do processo, sou um Generalista 3D. Isso exige de mim sempre um olhar de aprendiz e de reconhecer que eu cada vez mais preciso contar com o apoio de outros profissionais que possam agregar e preencher essas lacunas que vão surgindo”, reflete.
Nesta etapa de aumentar a equipe, diversas questões pipocam nas mentes dos empreendedores e profissionais de RH, como o desafio de selecionar o melhor dos candidatos. Para ajudar você, nós resumimos as 7 principais tendências em RH na hora de contratar pessoas. Os dados foram divulgados pela Forbes no início deste ano, mas também já foram vistos como tendência em outras plataformas, como no levantamento feito pelo LinkedIn, cujos resultados apontaram que as habilidades emocionais serão uma prioridade para 92% dos recrutadores em 2022. Veja:
1 – Contrate pessoas com integridade e ética
Habilidades técnicas são muito importantes, mas ao que tudo indica, o que realmente faz diferença em um colaborador é um conjunto de qualidades que não são adquiridas em cursos, mas sim que vêm de casa. Ou seja, ser íntegro e ético agora é um dos principais pilares na hora da contratação. Por isso, busque por pessoas que assumam total responsabilidade do seu trabalho, fazendo ele com respeito pelo tempo dos outros e postura, especialmente quando algo não foi bem.
2 – Leve em consideração a empatia
Invista em profissionais que tenham a habilidade de compreender os outros. Em geral, eles têm mais facilidade para gerar ambientes de trabalho harmoniosos e também pegar no pesado quando surge uma crise. Afinal, ninguém está 100% livre.
3 – Mire na adaptabilidade
Um perfil que agrega muito, a pessoa que tem adaptabilidade consegue perceber que as coisas estão mudando e criar novas estratégias a partir da nova realidade. O mundo tem mudado muito rapidamente, então se apegar às técnicas aprendidas na faculdade, por exemplo, pode ser um problema para empresas que têm como característica a inovação.
4 – Perceba se o candidato tem automotivação
Esta característica permite que o colaborador se aproprie do próprio trabalho, estabeleça metas para si mesmo e adapte planos conforme a necessidade. Isso significa que esta pessoa consegue gerenciar suas próprias demandas e ser “dona dos seus processos”, sem depender diretamente dos superiores o tempo inteiro.
5 – Lembre-se da Inteligência Emocional
Essa vale tanto para funcionários, quanto para as próprias empresas. Saber gerenciar as próprias emoções constrói relações mais estáveis e duradouras. Nem sempre as emoções das pessoas vão bem, mas saber controlá-las e não levar tudo para o pessoal agrega ao trabalho, mesmo nos dias mais difíceis.
6 – Funcionário bom busca aprendizado contínuo
As coisas mudam o tempo todo. Por isso, o profissional precisa estar preparado para sentir as mudanças e se reinventar conforme elas acontecem. Esta característica anda de mãos dadas com a adaptabilidade. Estar disposto a aprender leva qualquer profissional, mesmo sem experiência, a uma excelente execução de trabalho, claro, dando tempo para que absorva e pratique.
7 – Selecione pessoas mais humanas do que profissionais
Em tempos de videochamadas, mostrar-se presente e atento é um super diferencial para os profissionais de 2022. Ter como apoio uma pessoa que nota as outras agrega – e muito – nos crescimento dos negócios.
Conforme Cristiano, ao longo do crescimento da Virtum, foi preciso confiar nas pessoas para gerar uma troca de valor. “O meu objetivo foi sempre tornar o serviço cada vez melhor e, por isso, precisei contratar mais pessoas. Passar meu conhecimento e também aprender com elas me realiza demais e me torna uma pessoa cada vez mais feliz no trabalho e na vida”, diz.
A Virtum trabalha com o propósito de transformar projetos arquitetônicos em cenários virtuais realistas. Essas imagens são o braço direito dos empreendedores na hora de comercializarem mais rápido imóveis ainda em construção. E além de aumentar a equipe, Cristiano também escolheu um local de trabalho que trouxesse essa experiência de coletividade. “Por esse motivo, trabalhar no Oficina670 tem sido muito importante. O ambiente além de nos inspirar muito na criação, é um lugar de muitas possibilidades e de acesso a pessoas incríveis! É uma parceria que tem tudo para durar muito tempo.”
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