Antes de iniciar este texto, gostaria de propor um tom mais casual para esta leitura. Ok? Vamos começar desmistificando algumas coisas: branding não é uma ciência exata e muito menos uma verdade absoluta; branding não é um assunto contemporâneo, ele já existe — em outras formas — no mundo dos negócios desde sempre; branding também não é só responsabilidade do marketing ou da agência de publicidade; muito menos uma tarefa realizada apenas da empresa para o mercado; branding não é sinônimo de identidade visual; e, pelo amor de quem você acredita, não é perfumaria ou o toque “gourmet” para o seu negócio.
De modo simples, branding é uma atividade estratégica e também a maneira que interpretamos e gerenciamos as ações do nosso negócio através da nossa marca. É a sinergia de tudo, bom ou ruim, que você — e as pessoas envolvidas com o seu negócio — fazem todos os dias em nome da sua marca. A reputação destes movimentos criada no imaginário das pessoas reforça a percepção de valor da sua marca. Tornando-a mais ou menos resistente aos movimentos do mercado.
Na Morama, acreditamos que a consciência por compreender e alinhar cada movimento do nosso negócio está acima de qualquer outra estratégia. Por exemplo, aqui no escritório, temos uma filosofia de que nós respondemos, acima de tudo, à Morama, não ao Pedro ou ao Felipe. Por meio da essência da marca, de suas virtudes e de seus pilares, que tomamos as nossas decisões. É claro que somos nós — as pessoas — que nutrimos todos os valores e diretrizes para a marca, mas ao fazermos isso disseminamos para todos e não para poucos.
O que, nesta imagem, nós chamamos de Ciclo da Marca, ilustra e representa toda a abrangência do branding: o posicionamento de mercado, a categoria do negócio, o produto, a identidade visual, a cultura organizacional, o modelo econômico-financeiro, as políticas de preço, o modelo de fabricação e distribuição e por aí em diante. Ou seja, é assunto para todas as áreas e responsabilidade de todas as pessoas em uma organização.
PS: Você consegue identificar as quatro marcas que abrem este texto?