Aos amigos leitores, não recomendo aceitar pagamentos em Dólar, Euro e Libra no Brasil, por mais que pareça atrativo. O beneficiário pensa: “Nem precisarei fechar câmbio para as próximas férias, não vou pagar IOF, não vai passar pelo meu CPF. Fica guardado para a próxima viagem!
Situações onde é comum oferecer / aceitar moeda estrangeira em negócios no Brasil: Honorários de procedimentos cirúrgicos, advocatícios, compra/venda de imóveis, de veículos, pagamento de serviços gerais, etc.
Parece vantajoso, mas não é.
- Você pode estar recebendo cédulas muito antigas, que valem até 15% menos na hora de trocar por Reais, ou seja, sua receita real pelo serviço prestado ou pelo produto vendido será muito menor do que o valor que você considerava justo pelo seu conhecimento ou bem;
- Você pode receber cédulas descontinuadas, que não possuem mais valor ou, no mínimo, só podem ser trocadas pelas equivalentes válidas no país de origem;
- Você corre o risco de receber cédulas falsas, na maioria dos casos sem o pagador saber, mas a incomodação ficará para você. Em alguns países, como Estados Unidos, se um estabelecimento recebe dólar falso, pode chamar a polícia e vorê será preso.
- Você está sonegando IR, IOF e outros impostos, e pode ter problemas com a Receita Federal no futuro. Vai arriscar cair na malha fina?
Pense nisto! Trabalhe e tenha seus lucros dentro da lei. Por mais que informalizar com divisas de outros países pareça prático, conveniente e econômico, não é. A conta pode vir num futuro (não tão) distante.