Fique sabendo

Como fazer uma viagem econômica ao exterior?

27/01/2020
Foto: Gustavo Candiota

Em tempos de dólar nas alturas, as pessoas ficam de cabelo em pé para viabilizar financeiramente uma viagem além das fronteiras brasileiras. Ou até desistem delas. Melhor trocar as férias na Disney, NY, Califórnia ou Europa por um breve passeio pelas praias de Santa Catarina e pela Serra gaúcha?

Talvez. Mas pra quem não abre mão de conhecer novas culturas. Lá vai algumas dicas para tornar sua viagem internacional possível, sem ser necessário vender seu carro.

1) Pare de achar que você vai economizar especulando no câmbio

Você pode economizar em IOF de câmbio. Isso sim! Quer dizer, evitando compras com cartão de crédito de alíquota 480% maior do que em papel moeda. Também pode se proteger das oscilações fazendo hedge cambial. Agora… economizar especulando diariamente no mercado para conseguir moeda 2 ou 3 centavos a menos do que preço do dia anterior não vai ajudar em praticamente nada. Só em dor-de-cabeça e frustração.

2) Faça um seguro viagem com alta cobertura

Parece estranho recomendar uma apólice de valor elevado num post que visa dar dicas de economia. Parece, mas não é! Não considere que seu suado dinheiro foi salvo se uma empresa vende uma apólice de 10 mil dólares para despesas médicas (ou menos!), com grandes descontos, para conseguir apresentar vantagem sobre a concorrência. O passageiro assim sai ganhando em preço de prêmio, mas não em cobertura e atendimento. Se depois ocorre um imprevisto grave de saúde, a conta do hospital pode sair 30 mil dólares (prejuízo de 20 mil para o passageiro (você!) e ainda ficar desassistido por agências intermediadoras despreparadas. O barato sairá caro.

3) Procure opções de hospedagem Airbnb em detrimento a hoteis famosos

Para quem confia no sistema inovador que já está mais do que disseminado mundo afora, o site internacional Airbnb, grandes economias podem ser feitas e muitas vezes o luxo é ainda maior do que em acomodações convencionais. Basta pesquisar com calma os locais que oferecem amenidades adicionais e de anfitriões com boa reputação. Você não vai se arrepender! Mais barato ainda se você não se importar em reservar apenas um cômodo da casa de quem oferece a acomodação. Ou seja, o dono do local fica no quarto dele durante seu período por lá. Pode reduzir a privacidade, mas muitas vezes isso traz junto ainda mais conforto. Alguns até servem o café da manhã para agradá-lo.

4) Alugue um carro com tarifas “Wow” ou procure cupons

São tarifas promocionais muito vantajosas e ao mesmo tempo confiáveis, mas somente após o pagamento o cliente sabe qual será a locadora escolhida. Fique tranquilo, será uma locadora de marca conhecida e na região desejada. Consulte seu agente de viagens para mais informações.

Pesquise cupons de desconto nos portais conhecidos como o Rentcars.com. Toda semana tem um diferente. Fique ligado!

5) Não troque uma moeda estrangeira por outra no Brasil

Exemplo: Possui euros e deseja dólares? Troque ao chegar nos Estados Unidos. Não caia no conto do “espere o euro subir para vender e o dólar baixar para comprar”. Você vai perder dinheiro se fizer a conversão Euro > Real > Dólar no Brasil. Evite câmbios desnecessários e especulação.

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!