Fique sabendo

Planejamento 2020: a projeção do PIB

22/01/2020
Foto de Helloquence no Unsplash

Um dos principais indicadores utilizados na economia para comparar a performance econômica dos países é o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB apura o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior ou recebidas.

Diante da importância deste indicador, há mais de dez anos faço a análise entre o projetado para o PIB no exercício que está por iniciar e o comparo, decorrido o período e informado oficialmente o resultado, com o realizado para o mesmo período. O método é simples. Coleto os dados a partir da projeção do PIB informada no Relatório Focus divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB) na última semana de cada ano e comparo com o realizado para o período projetado. Por exemplo, a projeção da última semana de 2017 para o PIB em 2018 foi de um crescimento de 2,7% para a economia no ano de 2018. Encerrado o exercício de 2018 foi apurado que o PIB neste ano cresceu 1,1%, bem menos do que o estimado.

O Relatório Focus é um documento consolidado pelo Banco Central do Brasil que contém as previsões de cerca de 120 analistas financeiros do mercado brasileiro sobre diversos indicadores da economia brasileira, dentre os quais o PIB. Toda sexta-feira, estes profissionais informam suas projeções e os técnicos do BCB consolidam os dados tornando os mesmo públicos na segunda-feira seguinte através do Relatório Focus.

Observe no gráfico abaixo o desempenho das projeções ao longo dos últimos anos, inclusive para 2020:

Saber qual é a perspectiva de desempenho do PIB na economia é estratégica para o planejamento das organizações porque com este indicador se procura estimar o tamanho do crescimento ou da queda que teremos no mercado ao longo de determinado período. No caso brasileiro, no realizado dos últimos dez anos conseguimos afirmar que o mercado na maioria dos anos se comportou de forma otimista antes do início do exercício seguinte, mas que com o passar dos meses, ano após ano, a economia ao invés de atingir os patamares estimados para o PIB, invariavelmente, confirmou vieses pessimistas. Somente em 2010 e em 2017 o otimismo se confirmou.

Outro ponto importante para o planejamento das organizações através do PIB é estimar o valor monetário que se busca a partir do indicador. O PIB no Brasil está na ordem de R$6,8 trilhões, portanto, um crescimento de 2,3% no ano de 2020, significa que o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida neste exercício deverá trazer R$156 bilhões a mais na economia brasileira. No nosso dia a dia temos realidades diferentes nas organizações com relação ao reflexo deste indicador na atividade ou na captura de valores monetários, mas o importante é conseguir correlacionar o PIB com a performance econômica da sua realidade.

Para fins de planejamento, o previsto no PIB ajuda a estimar a performance de receita, custo, investimentos e dividendos, dentre tantos outros pontos relevantes. Ressaltamos que o viés de crescimento é uma necessidade fundamental para a economia brasileira, mas mesmo em cenários otimistas, recomendamos também um olhar para as perspectivas realista e pessimista.

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!