Fique sabendo

Nova versão do Google Analytics promete sites mais eficientes

31/05/2023
Fotografia ilustrativa - mostra mãos de pele branca segurando um tablet. Na tela, ele mostra gráficos em azul do Google Analytics. Conteúdo em: Nova versão do Google Analytics promete sites mais eficientes

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, saiba que ter um site é um dos primeiros passos para construir uma imagem mais sólida nas redes. No entanto, mais do que um cartão de visitas, o site também pode ser um grande aliado para sua marca atrair e converter novos clientes. Esta vantagem, por sua vez, é ainda maior quando o trabalho tem ferramentas de análises de dados ao seu favor, como a nova versão do Google Analytics, que promete sites mais eficientes.

Conforme os profissionais da Agência Bruno Ads, empresa coworker aqui no Oficina670, garantir a atualização dos sites para a nova versão do Google Analytics é uma grande oportunidade. Afinal de contas, as novas ferramentas podem ser aliadas para você, cada vez mais, entregar aos clientes exatamente o que procuram. Pensando nisso, o nosso oficineiro Bruno detalhou em um artigo todas as vantagens desta mudança. Confira:

“O Google Analytics GA4 e sua Mudança: Uma Visão Abrangente

O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de dados mais populares e amplamente utilizadas na web. Ele permite que os proprietários de sites monitorem o desempenho do seu site, acompanhem o comportamento dos usuários e obtenham insights valiosos para melhorar suas estratégias de marketing digital. Em outubro de 2020, o Google lançou uma nova versão do Google Analytics chamada GA4 (Google Analytics 4). Neste artigo, vamos explorar o GA4 e discutir as mudanças que ele trouxe em relação à versão anterior.

Imagem ilustrativa - foto em close de uma tela de computador mostrando o Google Analytics. Nele consta um gráfico com quatro linhas irregulares em diferentes tons de azul. Conteúdo em: Nova versão do Google Analytics promete sites mais eficientes

O que é o Google Analytics GA4?


O Google Analytics GA4 é uma atualização significativa em relação à versão anterior, conhecida como Universal Analytics. Enquanto o Universal Analytics focava em sessões e páginas vistas, o GA4 tem como objetivo principal entender o comportamento do usuário em diferentes dispositivos e plataformas, fornecendo uma visão mais holística da jornada do cliente.

Uma das principais mudanças introduzidas pelo GA4 é a inclusão de eventos como o ponto central da análise de dados. Anteriormente, as ações do usuário eram rastreadas principalmente por meio de páginas vistas. No entanto, com o GA4, os eventos são o principal elemento de rastreamento. Os eventos podem ser qualquer ação significativa realizada pelo usuário, como a visualização de um vídeo, a adição de um produto ao carrinho de compras ou o preenchimento de um formulário. Essa mudança permite que os profissionais de marketing e agências como a Bruno Ads obtenham uma compreensão mais profunda do envolvimento do usuário em seu site.

Compreenda a jornada dos usuários

Outra mudança importante é a abordagem centrada no usuário. Com o GA4, é possível medir o envolvimento do usuário em toda a sua jornada, independentemente do dispositivo ou plataforma que ele esteja usando. Isso é particularmente relevante em um cenário em que os usuários interagem com os sites por meio de dispositivos móveis, aplicativos. O GA4 permite que as agências rastreiem e compreendam melhor o comportamento do usuário, independentemente de onde ocorra a interação.

Além disso, o GA4 também aprimora a análise preditiva. Com a integração do machine learning, é possível obter insights mais precisos sobre o comportamento futuro do usuário. Isso permite que os profissionais de marketing identifiquem tendências, antecipem necessidades e personalizem a experiência do usuário de maneira mais eficaz.

Arte gráfica preta com texto em branco e detalhes em amarelo: “Outra melhoria notável é a ênfase na privacidade do usuário. Isso garante que as empresas estejam em conformidade com as leis, fortalecendo a confiança do usuário” Bruno Ads. Conteúdo em Nova versão do Google Analytics promete sites mais eficientes

Outra melhoria notável é a ênfase na privacidade do usuário. Com a crescente preocupação com a proteção de dados e as mudanças regulatórias, o GA4 foi projetado para fornecer uma abordagem mais centrada na privacidade. Ele permite que os usuários tenham mais controle sobre seus dados e oferece recursos como a configuração automática de consentimento e a opção de exclusão de dados. Isso não apenas garante que as empresas estejam em conformidade com as regulamentações de privacidade, como também fortalece a confiança do usuário em relação à coleta e uso de seus dados.

Embora o GA4 traga várias melhorias e benefícios, a transição da versão anterior para o GA4 pode ser um desafio, sendo que o tempo está terminando e o UA vai deixar de processar dados a partir de 1º de julho de 2023.”

Atualizar é prosperar

Como você pôde conferir, atualizar ou até mesmo passar a utilizar a nova versão do Google Analytics pode trazer diversos benefícios à sua empresa. E assim como o Bruno, os oficineiros da nossa comunidade sempre têm dicas valiosas para compartilhar. Então se você deseja ficar por dentro de todas elas, continue nos acompanhando por aqui e, claro, nas redes sociais.

Leia também: Como proteger os dados da sua empresa dos ataques cibernéticos? (clique aqui) 

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!