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Como proteger os dados da sua empresa dos ataques cibernéticos?

27/01/2023
Imagem com arte gráfica ilustrativa. Ela tem fundo lilás, com diversas manchetes que falam sobre vazamento de dados. Por cima, em preto, tem a escrita #Segurança de Dados. Como proteger os dados da sua empresa dos ataques cibernéticos?

Os crescentes casos de roubo de dados têm virado notícia recorrente nos veículos de comunicação. Afinal de contas, informações pessoais passaram a ser uma valiosa moeda com a qual os criminosos cometem golpes, fraudes e chantagens dos mais diversos níveis. Para se ter ideia, de acordo com um estudo da Surfshark, o Brasil é o 4º país do mundo que mais apresentou casos de usuários violados no segundo trimestre de 2022. Isso significa, em média, que 459 pessoas têm seus dados vazados a cada 60 segundos. Por isso, é muito importante saber como proteger os dados da sua empresa dos ataques cibernéticos.

Hoje, dia 28 de janeiro, o mundo celebra o Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais, uma data para conscientização. Pensando nisso, convidamos para conversar conosco o nosso oficineiro Leonardo Bolek, Engenheiro de Dados da Wunderman Thompson. Esse profissional, inclusive, já palestrou sobre Segurança Cibernética & Proteção de Dados em dezembro do ano passado, trazendo dicas importantes para os participantes.

Proteção de Dados do ponto de vista legal

Antes de partirmos para a nossa entrevista com Bolek, também conversamos com a Tábata Faleiro, Advogada da Nesello & Daiello Advogados, empresa coworker do Oficina670. Em resumo, ela nos deu uma visão mais ampla sobre a legislação brasileira, regida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020.

Segundo ela, o principal objetivo da lei é trazer transparência ao tratamento de dados de pessoas físicas procedido por instituições públicas ou privadas. “Uma empresa em acordo com a LGPD evita transtornos legais e financeiros, assim como garante a preservação de direitos humanos e fundamentais como dignidade, privacidade, intimidade e liberdade pessoal”, explica.

Fotografia ilustrativa: foto de uma arte gráfica projetada na parede. Ela tem fundo roxo, com detalhes em azul claro e rosa. No centro, em azul claro, está escrito "Segurança Cibernética & Proteção de Dados". Imagem do texto Como proteger os dados da sua empresa dos ataques cibernéticos?

Por falar nesses direitos, confira na íntegra a nossa conversa com Leonardo Bolek.

1 – Cada vez mais se tem ouvido falar que os dados são a nova mina de ouro para os criminosos cibernéticos. Por que as empresas precisam se preocupar com isso?

É fundamental para as empresas se preocuparem com isso, pois qualquer negócio que conte com processos digitalizados precisa não apenas transmitir segurança como manter a integridade das informações que são confiadas à sua gestão, tanto de clientes quanto da própria organização.

2 – Quando já em posse dessas informações pessoais e empresariais, quais têm sido os principais usos desses dados roubados?

Muitos dos dados roubados são utilizados como meios de chantagear a vítima, no caso, a empresa. Esses dados também podem ser vendidos em fóruns na dark web para terceiros, com o mesmo intuito de chantagear ou explorar novas falhas de segurança.

3 – O início das sanções da LGPD no Brasil em 2021 forçou as empresas a tomarem mais cuidado com os seus dados e de seus clientes. Em geral, como você avalia o nível de maturidade empresarial em relação ao assunto? Ainda temos muito caminho a percorrer?

Infelizmente temos muito caminho a percorrer. A LGPD é nova e muitas empresas ainda não estão preocupadas com ataques cibernéticos e violações de dados. Estudos recentes feitos por empresas do ramo de segurança cibernética, como a Tanium e a Kaspersky Lab, mostram que a maioria das empresas começam a se preocupar com proteção de dados somente após sofrerem algum ataque cibernético, o que é preocupante.

4 – Para um empreendedor que começou a pensar na Proteção de Dados agora, qual seria a sua sugestão? Por onde começar e qual caminho percorrer?

Primeiramente, é imprescindível para a empresa se adequar à LGPD. O segundo passo é documentar a política de compartilhamento de dados dentro da empresa, deixando claro quais dados devem ser compartilhados pelos colaboradores e quais devem ficar limitados a determinados setores e/ou cargos. Também é importante regulamentar as ferramentas que serão utilizadas e os procedimentos de segurança adotados, como trocas de senhas e backup.

Por fim, a empresa sempre pode buscar profissionais qualificados nas áreas de segurança da informação ou segurança cibernética ou até mesmo contratar empresas terceirizadas especializadas.

5 – Depois de implementados todos os protocolos de Proteção de Dados, quais são as regras básicas para mantê-los sempre em dia?

Existem muitas técnicas de segurança, mas podemos citar aqui as mais importantes:

  • Trocas regulares de senhas: é fundamental para a empresa criar uma política de troca de senhas, mudando-as preferencialmente de 3 em 3 meses, utilizando caracteres diversos como letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
  • Backup: também podemos enfatizar a criação de um sistema de backup para armazenar os dados em um local seguro e com acesso restrito, que garantam a confidencialidade, integridade e disponibilidade destes dados;
  • Manter as licenças e softwares em dia: é extremamente importante manter os sistemas atualizados, pois a cada atualização, muitas falhas de segurança são corrigidas;
  • Criar uma conscientização de segurança: a empresa também pode investir em treinamentos, oficinas e palestras para os colaboradores com o intuito dos mesmos aprenderem a manusear arquivos, abrir emails e links de maneira segura, bem como criar uma conscientização sobre como evitar e se proteger de ataques cibernéticos.

6 – A publicidade e interação online via redes sociais, e-mail ou WhatsApp têm sido uma maneira efetiva das empresas serem mais notadas e converterem mais vendas. Qual é o limite para esses contatos? Existem regras?

As empresas devem ter a autorização direta do cliente para que elas enviem ofertas ou entrem em contato com o mesmo por WhatsApp, email ou redes sociais. Caso contrário, o contato direto sem a autorização é uma clara violação da privacidade e de dados, e nestes casos o cliente pode buscar os seus direitos.

7 – Empresas que desejam realizar negócios internacionais precisam ter seus sites, por exemplo, de acordo com a GDPR, certo? A lei de fora é igual à do Brasil ou são necessários cuidados adicionais?

Tendo em vista que a LGPD se inspirou na GDPR, muitas normas são parecidas, entretanto, a GDPR está mais amadurecida no quesito de controle e aplicabilidade. De qualquer maneira, as empresas que querem realizar ou já realizam negócios internacionais devem manter-se adequadas à ambas, pois podem sofrer multas e sanções.

8 – Os dados da minha empresa vazaram, e agora? Quem precisa ser avisado e como proceder?

O primeiro passo é comunicar à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, criando uma documentação sobre o ocorrido com informações sobre a natureza do vazamento ou ataque, descrevendo os tipos de dados vazados e mantendo total transparência com a comunidade, para que os titulares dos dados possam estar cientes do ocorrido.

Imagem ilustrativa com arte gráfica. Com fundo azul escuro e preto, a imagem mostra uma mão de uma pessoa branca clicando em uma ilustração de cadeado aberto, ao lado de outros seis fechados.

Prevenção para a segurança de dados é a melhor escolha

Como já disse Marcos Perez, professor da Universidade de São Paulo, em uma publicação da Revista Piauí, “os dados pessoais são o carvão, o aço e o vapor da quarta revolução industrial.” Por isso, é de extrema urgência que as empresas passem a olhar para eles com muito zelo e responsabilidade.

Conforme Tábata, advogada aqui no Oficina670, após mais de 2 anos da LGPD entrar em vigor, reflexos positivos já podem ser percebidos em diversas organizações. No entanto, mais do que cuidar dos dados pessoais de seus clientes e parceiros, ao adequar-se à lei a empresa conquista diversos outros benefícios. “Adotar medidas de proteção e segurança de dados significa preocupar-se com clientes e colaboradores, fortalecendo o negócio como um todo e trazendo confiabilidade, fidelização e, consequentemente, agregando valor comercial ao negócio”, conclui.

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