Você já deve ter ouvido falar no termo Mundo VUCA, não é mesmo? Apesar da terminologia ter sido incorporada mais recentemente no vocabulário das marcas, ela surgiu na década de 80 para tentar explicar o mundo pós Guerra Fria.
Nos últimos meses, outro termo ganhou força para descrever o panorama mundial com base nas mudanças aceleradas pela pandemia: BANI, acrônimo em inglês para Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não-linear) e Incomprehensible (Incompreensível).
Frágil
É a volatilidade do mundo VUCA ao seu extremo. Surge na tentativa de maximizar a eficiência a partir do esgotamento dos recursos. As estruturas passam a ser frágeis, suscetíveis a falhas, com mudanças drásticas podendo ocorrer em efeito cascata, do dia para a noite, em nível global.
Ansioso
As incertezas se transformaram em uma ansiedade sem fim e uma constante sensação de impotência. Temos medo do que vai acontecer e de que as coisas vão dar errado independentemente do que façamos. Ficamos na angústia do fato chocante de cada dia.
Não-linear
O que era complexo se tornou não-linear, o sistema de causa e consequência passou a ser desconectado ou desproporcional. Não há um caminho claro ou padronizado, logo planejamentos detalhados e de longo prazo podem não fazer mais sentido.
Incompreensível
O excesso de informações nos paralisa, estamos em crise com a nossa capacidade de interpretação e análise. Ficamos perdidos, sem saber como transformar todos esses dados e conhecimentos em ações.
Para a Morama, tais conceitos servem como ferramenta de apoio para o movimento de marcas e pessoas, para que possam entender o contexto e reagirem rapidamente às mudanças. É uma lente para entender o que está acontecendo no mundo e trazer respostas sobre como agir.
Para saber mais:
https://www.projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-mundo-bani/
https://medium.com/@cascio/facing-the-age-of-chaos-b00687b1f51d